•    Breve  descrição da profissão

Quem não ficou preso à cadeira do cinema, entusiasmado, fascinado com os filmes de Indiana Jones, suas aventuras e descobertas. Excluindo-se toda ficção pudemos com essa série de filmes, conhecer um pouco de trabalho do Arqueólogo, o personagem Indiana Jones  era baseado em um arqueólogo de verdade, o Coronel Fawcett.
A palavra arqueologia vem do grego archeos = antigo e logos = estudo. Então o arqueólogo é aquele profissional que vai estudar o antigo, o passado. Quando é descoberto um sitio arqueológico, ou seja, o local onde viveu uma civilização antiga, ou houve um acontecimento importante, lá estará presente o arqueólogo, sempre buscando conhecer a vida e os costumes dos povos.
Ele escavará cada centímetro do local delimitado à procura de artefatos de cerâmica, lascas de madeira ou pedras, esqueletos, ornamentos, todo e qualquer material que possa dar pistas de como vivia aquela civilização, quais eram seus costumes, religião, tipo de alimentação, material usado em suas construções, maneira de se vestir e rituais.
Estudando civilizações como a grega, romana ou egípcia e seus monumentos, tais como os aquedutos de Roma, e as pirâmides, compreende-se as técnicas usadas em suas construções, sendo que algumas delas são empregadas até hoje em muitos projetos.
O arqueólogo, com seu trabalho, cuida da preservação do patrimônio cultural de um povo, resgatando assim sua identidade.

•    Área de atuação e mercado de trabalho

No Brasil a área de atuação é restrita, os investimentos em pesquisas na área ainda são poucos, a demanda esta concentrada nas instituições ou empresas privadas ligadas à restauração e preservação do patrimônio histórico e cultural. O profissional atuará em órgãos , principalmente públicos, como a UNESCO ou o IPHAN, o profissional também pode lecionar e desenvolver pesquisas em universidades. Você também poderá atuar junto às prefeituras que investem na recuperação da memória dos respectivos municípios.
Uma área onde há procura de profissionais é a de “salvamento arqueológico”, quando há a construção de uma grande obra como uma hidroelétrica ou  uma grande rodovia, é necessário um estudo para verificar o impacto dessa construção nos aspectos ambientais, geológicos e históricos no local .

•    Curso

O curso tem duração média de quatro anos e é oferecido pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro e pela Escola Superior de Relações Públicas, em Recife, Pernambuco.
Na Universidade Estácio de Sá você estudará: Introdução à Arqueologia, Etnias Americanas, Sociologia Geral, História Geral, Informática Aplicada, Arqueologia, Geologia, Etno História, Antropometria, História da Arte, Tecnologia Pré-histórica, Etnologia Brasileira,  Pré-história, História da Arte no Brasil, História do Brasil, Antropologia Cultural e Social, Geomorfologia, Arte Pré histórica, Paleontologia, Culturas Primitivas, Arqueologia Americana, Teoria Arqueológica, Pesquisa em Arqueologia, Arqueologia do Brasil, Anatomia Comparada, Cartografia e Topografia, Restauração de Artefatos e monumentos Arqueológicos, Arqueologia Histórica, Ecologia Humana,  Política  e Legislação  Cultural e Ambiental.

•    Dicas: Habilidades e Interesses

•    Para ser um bom Arqueólogo você deve ter um Interesse primordial  pelo trabalho de campo e pela pesquisa. É uma trabalho de extrema dedicação e paciência, pois exige do profissional às vezes dias, meses de trabalho em locais isolados, verificando detalhes extremamente minuciosos. Como já foi dito, o Interesse pela pesquisa é fundamental.
•    Se você é uma pessoa que curte o agito urbano, não curte ficar retirado por muito tempo, não tem espírito aventureiro e não curte pesquisa, pense bem se essa é uma boa escolha para você.
•    Uma outra possibilidade de formação para o arqueólogo é fazer o curso de história, ciências sociais ou geologia e se especializar, fazendo uma pós-graduação na área.

•    Profissões afins

Estas são algumas profissões relacionadas:

•    História;
•    Geografia;
•    Sociologia;
•    Engenharia civil e de minas;
•    Geologia e geofísica.

About these ads