Vou publicar a descrição de algumas carreiras que preparei para um guia de profissões há alguns anos atrás. Acho que, em geral, as informações ainda estão bem atualizadas. Se tiver sugestões, escreva.
PEDAGOGIA

•    Breve descrição da profissão

O pedagogo é o profissional que atua na área da educação. Essa atividade sempre existiu na história do Homem: os mais velhos ensinavam aos mais novos as tradições, a língua, a cultura e muitas outras coisas. Com o passar do tempo, surgiram as primeiras instituições mais parecidas com o que são as escolas de hoje em dia, nas quais o ensino ocorre de uma forma mais organizada e sistemática.
No Brasil, as primeiras escolas foram fundadas pelos jesuítas que vieram para cá após a chegada dos portugueses. A primeira atividade deles foi a de tentar “educar” os indíos conforme os costumes europeus.
Hoje em dia o pedagogo atua no planejamento e no desenvolvimento de metodologias de ensino e no acompanhamento de professores e alunos em diversos tipos de situações.

•    Áreas de atuação e mercado de trabalho

Essa área de atuação está passando por grandes mudanças desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996. Essa lei tornou obrigatório que, até 2006, todos os professores de pré-escola e da 1ª a 4ª série do ensino fundamental (o antigo primário) tenham feito o curso de pedagogia. Antes disso, para dar aulas para essas classes bastava ter feito o curso de Magistério.
O efeito provocado por essa lei foi o aumento do campo de trabalho para o pedagogo, já que as escolas serão obrigadas a contratar pessoas com essa formação. Também devem aumentar as oportunidades de trabalho em faculdades e universidades, que serão os locais de formação desses futuros profissionais.
Além do trabalho como professor, o pedagogo realiza outras atividades na escola. Ele pode ser diretor, ficando responsável por toda a administração da instituição; pode ser coordenador ou orientador, funções nas quais acompanhará os alunos e os professores no dia-a-dia. Além disso, ele pode ser supervisor de ensino. Nesse caso, trabalhará num órgão da Secretaria de Educação chamado Delegacia de Ensino. Sua função será a de acompanhar, orientar e fiscalizar o trabalho desenvolvido por irárias escolas de uma certa região.
Ainda nas escolas e instituições como creches e orfanatos, o pedagogo pode trabalhar na alfabetização de adultos, no acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e no ensino para pessoas com deficiências físicas ou mentais.
Além desse tipo de atuação, também há oportunidades em empresas (setor de treinamento de pessoal) e em Organizações Não-Governamentais que atuam na área da educação. Porém, a maior parte das oportunidades de trabalho estão concentradas nas escolas públicas e privadas.
Quem for trabalhar nessa área deve sempre estar estudando e pesquisando temas de educação. O profissional que não faz isso acaba ficando desatualizado e perdendo boas oportunidades de emprego. Saiba também que a maior parte dos pedagogos trabalha em mais de um lugar para conseguir um bom salário mensal.

•    Curso

O curso de pedagogia é dividido em duas áreas, a licenciatura e o bacharelado. A licenciatura é para os profissionais de outras áreas (Matemática, Português, História etc.) que queiram ser professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) ou do Ensino Médio. É obrigatório que eles façam esse curso, no qual irão estudar Psicologia da Educação, Didática, História da Educação e outras matérias. A duração média é de quatro anos.
Já no bacharelado, que dura em média 4 anos,  você irá estudar, além dessas matérias de maneira mais aprofundada, diversas teorias da educação,  filosofia e sociologia. Também faz parte do curso  o estudo da legislação sobre educação e de técnicas para o planejamento de cursos e atividades.
Alguns dos principais cursos de Pedagogia são: USP(SP), UFMG(MG), UFRGS(RS), UFScar(SP), UnB(DF) e UNICAMP(SP).

•    Dicas: Habilidades e Interesses

•    Quase toda pessoa que trabalha com Educação atua, em algum momento, como professor. Isso é fundamental para a formação geral do profissional e é uma das etapas da carreira. Ninguém começa como diretor de escola.
•    Para atuar no campo da Educação, você passará a maior parte do seu tempo com outras pessoas, sejam elas alunos, pais ou profissionais da escola. Se você não gosta de trabalhar em grupo pode ser que tenha dificuldades nessa área.

•    Profissões afins

Esses são alguns dos profissionais com quem você provavelmente irá trabalhar:

•    Professores de História, Matemática, Português, Física e de outras matérias;
•    Psicólogo;
•    Fonoaudiólogo.

About these ads